Hoje é dia de dar presentes para as crianças, mas você sabia que a intenção original durante a criação da data não era essa?

Foi o Decreto nº 4867, de 1924, que oficializou o 12 de outubro como o Dia das Crianças. A proposta era celebrar os direitos das crianças e adolescentes, ajudando a conscientizar as pessoas (os pais, em especial) sobre os cuidados necessários durante esta fase da vida. O hábito de dar presentes para os pequenos só surgiu nos anos 1960, depois de uma campanha publicitária de uma marca de brinquedos junto com um fabricante de produtos de higiene pessoal.

Resgatando a origem da data, a Fenatibref expressa sua preocupação com os efeitos da pandemia do novo coronavírus no dia a dia das crianças. A redução do convívio social, os prejuízos na aprendizagem trazidos pelo ensino remoto e a perda de poder aquisitivo das famílias com o desemprego e a inflação têm afetado gravemente os pequenos. Mais do que nunca, é preciso cuidar.

Por isso, convidamos todos que têm crianças no seu cotidiano – sejam pais, irmãos, cuidadores, educadores, tutores e outros profissionais – que permaneçam atentos para dar a elas o que mais precisam, nesse momento delicado: amor, atenção, proteção e condições de viver de forma plena essa tão importante fase da vida, cheia de aprendizados e desafios.

Ah! Pra quem tiver condições, um presentinho também vai deixar sua criança mais feliz!