Uma pesquisa do IPEC realizada a pedido do jornal O Globo identificou o que pensam os trabalhadores brasileiros a respeito do universo do trabalho. Entre as constatações, está o reconhecimento do valor da carteira assinada. Para 59% dos entrevistados, é preferível um trabalho com carteira assinada e direitos trabalhistas como férias, 13º salário, seguro-desemprego e licença-maternidade do que terem seu próprio negócio ou trabalharem por conta própria sem ter um chefe.

A pesquisa também observou que a experiência de home office no período mais crítico da pandemia gerou reflexos. Quatro a cada cinco entrevistados gostariam de ter flexibilidade para trabalhar em casa ou em locais alternativos. 76% dos brasileiros também querem mais liberdade para escolher o próprio horário de trabalho.

A redução da jornada de trabalho para quatro dias na semana, que vem sendo discutida em países desenvolvidos, foi outro item de consulta. Nesse sentido, 30% dos entrevistados disseram preferir ter um dia a menos de trabalho, mesmo que isso reduzisse seu salário em 20%. Esta redução é mais aceita entre quem tem 16 a 34 anos - nessa faixa etária, 37% concordaram em receber menos e reduzir sua jornada de trabalho. No recorte regional, a região Nordeste é a que tem mais trabalhadores concordando com esse modelo de trabalho (35%).

A pesquisa foi realizada em setembro/2022 de maneira presencial em 128 cidades de todas as regiões do Brasil. Para 43% dos trabalhadores entrevistados, o desemprego é um dos três desafios mais graves do país.

*Com informações do jornal O Globo.