A Organização Mundial da Saúde estima que a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio no mundo. No que se refere às tentativas, uma pessoa atenta contra a própria vida a cada três segundos. Em termos numéricos, aproximadamente um milhão de casos de óbitos por suicídio são registrados por ano em todo o mundo. No Brasil, os casos passam de 13 mil por ano, podendo ser bem maiores em decorrência das subnotificações.
Por tudo isso, a campanha Setembro Amarelo, criada em 2014 por iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Conselho Federal de Medicina, é de grande importância para conscientização da população.
A prevenção passa pelo entendimento da necessidade de se cuidar da saúde mental. Estudos apontam que em mais de 98% dos casos, o suicídio foi causado por transtornos mentais não tratados corretamente ou não identificados/acompanhados. Cerca de 96,8% estão relacionados à depressão e ao transtorno bipolar.
Cada um de nós pode fazer a sua parte. Se você passa por algum tipo de sofrimento mental, procure ajuda. Se não é o seu caso, contribua observando e identificando fatores de risco e sinais de alerta nas pessoas próximas. São os seguintes:
- Transtornos mentais
- Histórico pessoal (tentativas anteriores de auto-extermínio)
- Ideação suicida (comentários recorrentes do tipo “eu desejaria não ter nascido”, “preferia estar morto” etc.)
- Fatores estressores crônicos e recentes (divórcio, perda de emprego, perda de pessoa próxima etc.)
- Organizar detalhes e fazer despedidas
- Acesso a meios de suicidar-se (armas, medicação em excesso etc.)
- Impulsividade
- Eventos adversos na infância e adolescência
- Presença de outras doenças
Para saber mais, conheça a cartilha "Informando para prevenir", desenvolvida pelos organizadores da campanha.
A Fenatibref apoia a campanha Setembro Amarelo. Vamos juntos ajudar a salvar vidas!