Pode ser clichê, mas o Rio de Janeiro continua lindo! E hoje, 1º de março, completa 459 anos de fundação. Sinônimo de beleza, a capital carioca também é um dos principais centros comerciais do país.

A cidade foi citada oficialmente pela primeira vez em 1502, quando foi nomeada por Gaspar de Lemos, líder da expedição portuguesa, que pensou ter chegado a um rio. Com a localização estratégica da Baía de Guanabara, a cidade desenvolveu seu potencial portuário, com comércio de madeira, pesca e cana de açúcar, o que aumentou a população. A descoberta do ouro em Minas Gerais no fim do século XVII impulsionou ainda mais o crescimento, tornando o Rio a principal ligação entre o Brasil e a Europa.

No século XIX, a cidade recebeu vias férreas, iluminação à gás e o desenvolvimento comercial agrícola, com destaque para o café. Na mesma época, o crescimento se deu rumo à direção norte, para São Cristóvão e Tijuca, e depois na direção da zona sul, passando pela Glória, pelo Flamengo e por Botafogo. O Rio também foi capital do Brasil, desde o século XVIII até 1960, quando Brasília foi inaugurada. 

Entre tantas maravilhas, a cidade é sede da SindFilantrópicas, que representa os trabalhadores do estado. Abraçamos todos os cariocas e reforçamos que estamos juntos na luta pelos direitos e sempre em busca de melhorias para a categoria. 

Curiosidades sobre o Rio

  • O projeto do Cristo Redentor foi feito por um brasileiro e um francês: o engenheiro Heitor da Silva Costa e o escultor francês Paul Landowski.
  • O bondinho do Pão de Açúcar foi o primeiro teleférico do Brasil.
  • A Floresta da Tijuca é a maior floresta urbana do mundo. São 33 km preservados.
  • É a segunda maior metrópole brasileira.