A NCST MG realizou no dia 04 de outubro de 2012, nas dependências do Hotel Inn Previdência, na cidade de Araxá/MG a sua última reunião Regionalizada de diretoria e Entidades Filiadas do ano de 2012.
A Estadual de Minas Gerais optou por descentralizar as suas reuniões de diretoria, visando uma maior proximidade com as suas bases, o que tem possibilitado uma proveitosa troca de experiência entre os dirigentes das entidades filiadas das Regionais: Central, Triângulo, Zona da Mata, Sul de Minas, Oeste; Norte e Vales.
A reunião contou com a participação de dirigentes de mais de 60 (sessenta) entidades filiadas, representando as 7 regionais da NCST/MG e teve como itens de pauta: 1) Regulamentação das Contribuições Sindicais; Implantação do piso Mínimo Estadual; 3) Conferência Nacional do Trabalho Decente.
O Presidente Miranda abriu os trabalhos, expressando a sua satisfação com os resultados obtidos com as reuniões regionalizadas, que vem aumentado o número de participantes a cada etapa. Destacou a presença de um grande número de entidades rodoviárias (que andavam afastadas das reuniões da Central). Reforçou a importância da participação das diversas categorias profissionais que compõem o quadro da Central no Estado.
O primeiro item a ser discutido foi a Conferência do Trabalho Decente que teve como palestrante o companheiro Wilson Avelino de Souza – SECHOBARES CURVELO. Em sua fala o Sr. Wilson Avelino destacou a importância de buscarmos uma melhor qualidade de vida para todos os trabalhadores.
Com relação à Implantação do Piso Mínimo no Estado, Miranda relatou todo o processo de apresentação do Projeto e conclamou a todos os presentes para, após o processo eleitoral de 7 de outubro, retomarem a mobilização. “Cada sindicato, cada regional deve preparar uma proposta de mobilização e enviar para a Direção da NCST para organizar a mobilização em todo o Estado”.
Sobre a Regulamentação das Contribuições Sindicais: Miranda deu conhecimento aos presentes do andamento do Projeto de Lei nr. 248/06 do Senador Paulo Paim. Conclamou a todos os dirigentes a unirem-se à luta em defesa das Contribuições, pois sem elas as Entidades Sindicais não terão como prosseguirem com o sua luta em prol dos trabalhadores em suas bases.
Os trabalhos foram encerrados às 13:00hs, após um amplo e proveitoso debates entre os presentes sobre os temas apresentados e com a certeza de que, somente com a união de todos os dirigentes sindicais é que teremos êxito em nossa luta em prol dos trabalhadores e, conforme disse o Presidente Miranda: “São os eventos como esse de hoje e as Etapas do Ciclo de Debates (próxima etapa: 30 e 31 de outubro em Montes Claros) que nos trarão subsídios para nossa árdua missão”.
Araxá/MG 04 de outubro de 2012.