Hoje, 12 de março, comemora-se o 485º aniversário da mais antiga das capitais estaduais do Brasil: Recife, onde fica a sede do Sintibref-PE. A data refere-se a 12 de março de 1537, quando foi expedido o foral (carta de direitos feudais) de Olinda, que mencionava o lugarejo de "Ribeira de Mar dos Arrecifes dos Navios".
A cidade que é orgulho de todos os pernambucanos foi cenário de diversos fatos relevantes da história. Alguns deles:
• No Cabo de Santo Agostinho, que fica na área metropolitana de Recife, ocorreu o descobrimento do Brasil pelo navegador espanhol Vicente Yáñez Pinzón no dia 26 de janeiro de 1500.
• No século XVI, foi a principal área portuária da Capitania de Pernambuco, a mais rica capitania do Brasil Colônia graças à cultura da cana-de-açúcar e do pau-brasil.
• No século XVII, a cidade foi por 24 anos a sede da colônia de Nova Holanda. A expulsão dos neerlandeses se deu com a Insurreição Pernambucana.
• Antes da invasão holandesa, o povoado do Recife existia apenas em função do porto e à sombra da sede Olinda, local que a aristocracia escolheu para residir devido à sua localização elevada, que facilitava a defesa.
• Durante a ocupação holandesa foram cunhadas, no Recife, as primeiras moedas em solo brasileiro.
• Entre os séculos XVII e XIX a cidade foi palco de várias revoltas e revoluções, como a Conjuração de "Nosso Pai", a Guerra dos Mascates, a Convenção de Beberibe, a Confederação do Equador e a Revolução Praieira.
• O mais importante desses eventos foi a Revolução Pernambucana, que, inspirada em ideias iluministas e na Independência dos Estados Unidos, contestava o absolutismo monárquico português. A revolução proclamou a criação da República de Pernambuco em 6 de março de 1817 e sua bandeira inspirou a atual bandeira do estado.
• Em 1821, Pernambuco tornou-se a primeira província brasileira a se separar do Reino de Portugal, onze meses antes da proclamação da Independência do Brasil.
• Em junho de 1930, o assassinato de João Pessoa em Recife foi um dos estopins da Revolução de 1930.
• Foi em Recife que teve início, em 1983, o movimento "Diretas Já", que se expandiu por todo o país e foi responsável por apressar o fim da ditadura no Brasil.
Atualmente, Recife detém o maior PIB per capita entre as capitais nordestinas, e sua região metropolitana é a mais rica do Norte-Nordeste. É a nona cidade mais populosa do país, com uma população estimada em 1.645.000 habitantes (2019), e tem o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) do Nordeste.
A caminho dos 500 anos, a “Veneza brasileira” continua inspirando ideais e encantando seus moradores e visitantes pelas belezas naturais e riqueza arquitetônica. A todos os empregados da categoria que, todos os dias, fazem parte dessa rica história na capital pernambucana, nossos parabéns!