O movimento sindical brasileiro está de luto. Nesta terça-feira, 25/04, faleceu Oswaldo Augusto de Barros, carinhosamente chamado por todos de Professor Oswaldo. Ele era presidente da NCST, central sindical à qual a Fenatibref está filiada, e estava internado há vários meses. Foram quase 50 anos de sindicalismo, deixando um imenso legado de luta pelos trabalhadores da educação e de defesa única do movimento sindical.

O presidente interino da NCST, Moacyr Roberto Tesch Auersvald, proferiu as seguintes palavras: “É com tristeza infinita no coração que me despeço do meu amigo e companheiro de luta, Professor Oswaldo Augusto de Barros. Ser humano preparado, ético e forte em suas convicções, que dedicou sua vida em defesa dos trabalhadores e que em momento de maior dificuldade, com exemplar coragem e determinação, assumiu a Nova Central Sindical de Trabalhadores – NCST, dando continuidade ao trabalho realizado pelo saudoso José Calixto Ramos. Finda entre nós a vida de um grande amigo que certamente marcou as vidas daqueles que puderam conviver com ele. Notícia inesperada, mas infelizmente ocorre a qualquer momento e por vezes leva as pessoas que nos são especiais. Amigo e companheiro Oswaldo, gostaria de agradecer pelo convívio e experiências que juntos passamos e desejar-lhe em sua nova jornada um caminho iluminado e repleto de paz e que Deus console nossos corações”.

A diretoria da Nova Central decretou luto oficial de sete dias.

Aos familiares e amigos, nossos profundos sentimentos.

Breve biografia 


Paulista, nascido em 21 de janeiro de 1950, Oswaldo teve a missão de dar sequência ao trabalho do dirigente sindical histórico José Calixto Ramos na defesa do sistema confederativo, do sindicalismo de base e da unicidade sindical. Além de presidir a NCST, nos últimos anos ele foi também presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Educação e Cultura (CNTEEC), coordenador do Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST), presidente da Federação Paulista dos Auxiliares em Administração Escolar (FEPAAE) e diretor do Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de São Paulo (SAAESP).

De fácil articulação, visionário, dinâmico, Oswaldo viajou por todo o Brasil dando assessoria aos sindicatos, federações e confederações, participando de negociações coletivas, congressos, seminários e audiências.

Gratidão


Fazer sindicalismo significa entender a força da coletividade e das conquistas do passado. Por isso, só nos resta agradecer ao professor Oswaldo por tudo que ajudou a construir. Sua luta não se perde - ao contrário, soma-se à luta de todos que o antecederam nessa grandiosa missão, e agora faz parte da história do movimento sindical brasileiro.

À esquerda, o professor Oswaldo; à direita, Moacyr Auersvald, presidente nacional interino da NCST.