Com a proximidade do início do inverno, devemos ficar atentos com relação ao surgimento e agravamento de doenças típicas dessa época do ano. Quer aprender um pouco mais a se cuidar e prevenir? Vem com a gente!

Quais são as doenças mais comuns do inverno?

São as doenças respiratórias transmissíveis, como resfriados e gripes. Além delas, outras patologias como rinite, asma, sinusite, otite, bronquite crônica, enfisema pulmonar e pneumonia podem se agravar nesse período.

Por que isso acontece?

O inverno favorece a circulação de vírus e bactérias, já que a temperatura fica mais baixa, o ar fica mais seco e há uma maior tendência de se ficar em ambientes fechados. Além disso, são mais comuns as variações bruscas de temperatura e o aumento da poluição do ar, que pioram os quadros.

Quem tem mais chances de adoecer?

As crianças e os idosos, por terem o sistema imune mais fragilizado - não é por acaso que a vacinação anual contra gripe para a terceira idade já é tradicional. Mas todos precisam se cuidar!

Como prevenir?

Com a pandemia do coronavírus, já aprendemos várias medidas de prevenção, como lavar bem as mãos, proteger a boca ao tossir e manter ambientes bem ventilados. Também é importante: beber bastante água, evitar acúmulo de poeira, lavar cobertores e agasalhos guardados há muito tempo e fazer lavagem nasal com solução fisiológica para aliviar a irritação.

Se eu tiver uma gripe comum, posso me auto-medicar?

Gripes e resfriados não têm cura, sendo ciclos infecciosos que duram de 5 a 7 dias. Sendo assim, as medicações são usadas acima de tudo para aliviar dores e desconfortos. Mas qualquer sintoma atípico deve ser objeto de investigação por um médico. A auto-medicação pode trazer consequências graves.

Você quer cuidar melhor da sua saúde?

Vários sindicatos filiados à Fenatibref oferecem assistência à saúde com ótimas condições para os empregados da categoria. Consulte seu sindicato.