Em 12 de março de 1537, o português Duarte Coelho expediu o foral (carta de direitos feudais) de Olinda, que mencionava o lugarejo de "Ribeira de Mar dos Arrecifes dos Navios". Esse é o marco do surgimento de Recife, que é, por essa razão, a mais antiga capital estadual do Brasil. São 486 anos de uma riquíssima história, já que a cidade foi cenário de diversos fatos relevantes. O primeiro deles é algo que pouca gente sabe: em 1500, três meses antes de Pedro Álvares Cabral aportar por aqui, o navegador espanhol Vicente Yáñez Pinzón chegou ao Cabo de Santo Agostinho, que fica na área metropolitana de Recife.

Outras curiosidades históricas:

• No século XVII, a cidade foi por 24 anos a sede da colônia de Nova Holanda. A expulsão dos neerlandeses se deu com a Insurreição Pernambucana. Foi durante a ocupação holandesa que foram cunhadas, no Recife, as primeiras moedas em solo brasileiro.

• Entre os séculos XVII e XIX a cidade foi palco de várias revoltas e revoluções, como a Conjuração de "Nosso Pai", a Guerra dos Mascates, a Convenção de Beberibe, a Confederação do Equador e a Revolução Praieira. O mais importante desses eventos foi a Revolução Pernambucana, que, inspirada em ideias iluministas e na Independência dos Estados Unidos, contestava o absolutismo monárquico português. A revolução proclamou a criação da República de Pernambuco em 6 de março de 1817 e sua bandeira inspirou a atual bandeira do estado.

• Em 1821, Pernambuco tornou-se a primeira província brasileira a se separar do Reino de Portugal, onze meses antes da proclamação da Independência do Brasil.

• Foi em Recife que teve início, em 1983, o movimento "Diretas Já", que se expandiu por todo o país e foi responsável por apressar o fim da ditadura no Brasil.

A capital pernambucana é a sede do Sintibref-PE, que representa todos os trabalhadores de instituições beneficentes, religiosas e filantrópicas no estado, atuando com garra e seriedade na defesa da categoria. A todos os empregados que, todos os dias, fazem parte dessa rica história da capital pernambucana, parabéns!