Verifica-se na sociedade brasileira, e até mundial, a cultura da violência. Esta se apresenta de variadas formas, explícitas ou não, e atinge vários públicos como, por exemplo, idoso, mulheres e crianças. Os quadros estatísticos apresentados por diversos órgãos são alarmantes. Quadros que convocam toda sociedade brasileira a refletir e agir para a construção de uma cultura de paz, de respeito à dignidade humana, de respeito aos direitos.
A Fenatibref, como membro da Coordenação do Fórum Nacional da Criança e do Adolescente, atua em diversas frentes na defesa dos direitos da criança e adolescentes. Participou de dois encontros do Comitê Nacional de Enfrentamento à violência Sexual contra criança e adolescentes. Esteve presente na mesa de abertura da Oficina Nacional de Construção de Estratégias de Incidências Políticas e Metodologias para Defesa dos Direitos Humanos e Sexuais de Crianças e Adolescentes (LGBTI), juntamente com representante do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), Membros do Comitê Nacional do Enfrentamento à Violência Sexual de crianças e adolescentes, e representante da entidade Barraca da Amizade.
O Comitê é uma instância de articulação permanente de organizações e movimentos da sociedade civil que atua na defesa do direto da criança e adolescente com foco na violação/exploração sexual de crianças e adolescentes. Tem como princípios a dignidade humana, a democracia plena em todos os processos da vida social e política, a equidade das identidades de gêneros, a igualdade étnica e racial, o respeito à diversidade, respeito à orientação sexual, respeito às crenças, culturas, condições físicas e origem regional.
Dezembro/2016: Encontro de Formação em Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes (LGBTI).
Março/2017: Oficina Nacional de Construção de Estratégias de Incidências Políticas e Metodologias para Defesa dos Direitos Humanos e Sexuais de Crianças e Adolescentes (LGBTI).
Os encontros, que aconteceram em Brasília com a participação de representantes de todas as regiões do Brasil, tiveram como objetivos a informação, formação dos membros que atuam contra a violência sexual às crianças e adolescentes, como também orientar na construção de estratégias para formulação de políticas públicas acerca do tema.
A Fenatibref, como representante de entidades sociais em todo o Brasil que atuam na defesa dos direitos da criança e adolescente, quer seja no assessoramento, execução ou articulação política, se compromete com todos os trabalhadores na construção de uma sociedade que lute pela cultura da paz. Todos são atingidos pela violência: família, comunidade, sociedade. No caso da criança e do adolescente estamos ferindo, além deles, gerações futuras com sequelas às vezes irreversíveis.
TRABALHADORES:
O Combate à violação dos direitos da criança e do adolescente é causa de todos nós! Somos todos responsáveis pela construção de umacultura da paz.
Sugestão para conhecimento:
Anced – Associação Nacional dos Centros de Defesa de Crianças e Adolescentes – Sessão DCI – Brasil (www.anced.org.br)
ECPAT - ecpat.brasil.org.br
PRÊMIO NEIDE CASTANHA – Apresentação de ações, boas práticas no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. (premioneidecastanha@gmail.com).