O Dia Mundial do Turismo, comemorado hoje (27 de setembro), foi estabelecido pela Organização Mundial do Turismo (OMT) no ano de 1980, logo após a implementação do seu estatuto.

De acordo com a OMT e as Nações Unidas, define-se como turismo "as atividades praticadas pelos indivíduos durante as suas viagens e permanências em locais situados fora do seu ambiente habitual, por um período contínuo por motivos de lazer, negócios e diversas atividades".

O objetivo principal do Dia Mundial do Turismo é conscientizar as pessoas para a importância da atividade turística e de seus valores sociais, culturais, políticos e econômicos.

A pandemia do novo coronavírus afetou fortemente o setor. No Brasil, estima-se uma perda de R$ 55,6 bilhões em faturamento em 2020 na comparação com o ano anterior (queda de 33%), prejudicando principalmente os setores aéreo, de alimentação e de alojamento/hospedagem.

A Fenatibref destaca sua ligação com o turismo, já que está filiada à CONTRATUH - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade. Como co-irmãos dos profissionais do turismo na luta sindical, nos solidarizamos com as dificuldades enfrentadas, parabenizamos pela data e desejamos dias melhores para todos que atuam nesse tão importante segmento econômico. 

E que possamos todos, em breve, voltar a viajar! Conhecer novas culturas, explorar nosso país tão rico em belezas naturais e arquitetônicas, aprender idiomas, participar de um evento profissional, comemorar momentos especiais... Qualquer que seja seu motivo para fazer as malas, lembre-se sempre de toda a gama de trabalhadores e trabalhadoras que fazem o melhor para nos atender!