A luta pela igualdade da mulher na sociedade tem sido árdua e complexa na sociedade brasileira. Vivemos ainda na sociedade no Brasil onde os direitos das mulheres são sistematicamente violados.
Fruto de uma sociedade constituída historicamente machista, patriarcal, são muitos os desafios que se impõem para de fato garantir a igualdades entre mulheres e homens. No campo profissional, registra-se ainda hoje o fato de mulheres ocupando o mesmo cargo/função ainda recebem remuneração inferior a destinada aos homens.
É necessário informação, formação com objetivo de desenvolver uma consciência coletiva para a igualdade de gênero para que se tenha uma sociedade mais justa onde homens e mulheres tenham os mesmos direitos e se desenvolvam em harmonia e em igualdade de direitos.
A FENATIBREF, representando também o Sistema Confederativo na CONTRATUH e NOVA CENTRAL NCST, atua na defesa e garantia dos diretos da mulher. Atualmente participa do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, como membro do Conselho representando a sociedade civil, e do “Viver Mulher”, congresso que já está na sua 15ª edição e se constitui em espaço de discussão sobre a garantia dos direitos da mulher.