Hoje é aniversário de fundação de Brasília, a capital de todos os brasileiros. Concebida para ser o centro decisório do país, concentrando as sedes do Executivo, Legislativo e Judiciário nacional, a cidade sucedeu o Rio de Janeiro como capital federal em 1960 e já tem a terceira maior população do país.

Para muita gente, foi Juscelino Kubitschek quem “inventou” Brasília, mas o surgimento da cidade começou muito antes. Conheça alguns detalhes dessa história.

• O primeiro povoado da região surgiu no século XVIII, com a fundação de São Sebastião de Mestre d'Armas (atual região administrativa de Planaltina) como consequência da passagem de garimpeiros em direção às minas de Mato Grosso e Goiás.

• A primeira ideia de uma capital no interior do Brasil surgiu em 1761, por sugestão do marquês de Pombal, então primeiro-ministro de Portugal. Em 1823, José Bonifácio, o Patriarca da Independência, foi a primeira pessoa a se referir à futura capital do Brasil como "Brasília".

• A Constituição de 1891 previa a mudança da Capital Federal do Rio de Janeiro para o interior do país, no chamado Planalto Central da República.

• Em 1922 foi assentada a Pedra Fundamental da futura capital, na Serra da Independência, a nove quilômetros de Planaltina, mas a obra não prosseguiu.

• Em 1954, o presidente Café Filho delimitou a área do futuro Distrito Federal, determinando que uma comissão estudasse todos os problemas relacionados à mudança. Nesta época, cogitava-se denominar a capital federal como “Vera Cruz”.

• No ano de 1955, durante um comício na cidade goiana de Jataí, o então candidato à presidência Juscelino Kubitschek foi questionado por um eleitor se respeitaria a constituição, interiorizando a capital federal. Foi nesse momento que JK transformou a construção da nova capital em uma promessa de campanha.

• Os fatores que mais influenciaram a transferência da capital foram a segurança nacional (já que uma capital no litoral era mais vulnerável a ataques estrangeiros) e a importância da interiorização do povoamento (posto que a população concentrava-se na faixa litorânea).

• O plano urbanístico original da capital, conhecido como "Plano Piloto", foi elaborado pelo urbanista e arquiteto Lúcio Costa (vencedor de um concurso público nacional). Vista de cima, a área é descrita como tendo o formato de um avião, mas a proposta inicial era de que se assemelhasse ao sinal da cruz.

• O arquiteto Oscar Niemeyer e o engenheiro estrutural Joaquim Cardozo projetaram os principais prédios públicos da cidade.

• O lago Paranoá, que margeia o Plano Piloto, foi concebido em 1893, mas só foi construído com o início das obras da capital, na década de 1950. Ele é formado pelas águas represadas do Rio Paranoá, tem 48 quilômetros quadrados de área e foi criado com o objetivo de aumentar a umidade em suas proximidades.

• Apesar de a cidade ter sido construída em tempo recorde, a transferência efetiva da infraestrutura governamental só ocorreu durante os governos militares, na década de 1970.

• A população do Distrito Federal, onde se encontra Brasília, é de cerca de 3.100.000 habitantes (2021). É a maior cidade do mundo construída no século XX.

• Brasília possui o maior produto interno bruto per capita em relação às capitais, cerca de três vezes maior que a renda média brasileira.

• É classificada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Neste aniversário, desejamos mil energias positivas para Brasília, onde são decididos os rumos desse país tão sofrido, mas também tão cheio de belezas e de possibilidades. Que os trabalhadores da categoria residentes na capital federal, tão bem assistidos pelo Sintibref-DF, continuem fazendo sua parte para escrever belas páginas dessa história.