A cidade aniversariante do dia está completando 297 anos de emancipação! Em homenagem à bela capital catarinense, trazemos cinco fatos sobre a cidade.

1)      Antigas populações habitaram a ilha de Santa Catarina em tempos remotos. Existem indícios de presença do chamado Homem de Sambaqui em sítios arqueológicos cujos registros mais antigos datam de 4800 a.C. A ilha possui numerosas inscrições rupestres.

2)    Quando a vila tornou-se cidade, em 1823, foi adotado o nome “Desterro”. Mas muita gente não gostava, já que “desterro” lembrava “desterrado”, ou seja, pessoa sem pátria.

3)    O nome atual da cidade foi dado em 1894, quando decidiu-se homenagear o então presidente Marechal Floriano Peixoto.

4)      Em 2013, Florianópolis foi considerada a segunda capital brasileira com maior área de Mata Atlântica preservada, de acordo com os critérios da Fundação SOS Mata Atlântica. Segundo o levantamento, o bioma ocupa 26% do território do município.

5)      O turismo é uma das principais fontes de renda da cidade. Além das praias, encantam os visitantes os barcos de pesca, as rendeiras, o folclore, a culinária e a arquitetura colonial. Vilarejos imersos em tradição e história, como Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha, ainda resistem aos avanços da modernidade.

Muitas vivas a Florianópolis e um salve especial aos trabalhadores da categoria que atuam na capital de todos os catarinenses!