21 de abril é mesmo uma data especial. Além de homenagear Tiradentes, o líder da Inconfidência Mineira que lutou pela nossa liberdade, a data é também o aniversário de fundação de Brasília. Nossa capital federal, inaugurada em 1960, é o centro decisório do país, concentrando as sedes do Executivo, Legislativo e Judiciário nacional. É de lá, portanto, que emanam as decisões que afetam a vida de todo o país.

Para quem atribui a criação de Brasília ao presidente Juscelino Kubitschek, vale registrar que a história do surgimento da cidade começou muito antes. Para se ter uma ideia, a primeira sugestão de se construir uma capital no interior do Brasil foi feita pelo Marquês de Pombal, então primeiro-ministro de Portugal, no longínquo ano de 1761. Nossa primeira Constituição como República, em 1891, previa a mudança da Capital Federal do Rio de Janeiro para o interior do país, no chamado Planalto Central da República. Essa determinação começou a ser cumprida em 1922, quando foi assentada a Pedra Fundamental da futura capital na Serra da Independência - mas parou por aí. E somente em 1955 a construção da nova capital se tornou promessa de campanha – posteriormente cumprida - do então candidato à presidência Juscelino Kubitschek.

Hoje a população do Distrito Federal, onde se encontra Brasília, é de cerca de 3.200.000 habitantes, o que faz dela a terceira maior capital do país. É a maior cidade do mundo construída no século XX. A capital federal possui o maior produto interno bruto per capita em relação às capitais, cerca de três vezes maior que a renda média brasileira. E sua riqueza arquitetônica, fruto principalmente do trabalho genial de Oscar Niemeyer, fez com que a cidade fosse classificada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Neste aniversário, desejamos felicidades para Brasília e seu povo, desde os migrantes que construíram com seu suor a capital até as gerações mais novas, formadas por brasilienses de nascimento. Que os trabalhadores da categoria residentes em Brasília, tão bem assistidos pelo Sintibref-DF, continuem fazendo sua parte e mostrando seu valor na construção dessa história.