Uma pesquisa recente do Instituto Datafolha apontou que uma em cada quatro mulheres brasileiras sofreu algum tipo de agressão durante a pandemia, seja física, sexual ou verbal. A triste realidade confirma a importância da campanha Agosto Lilás, iniciada este ano pela Câmara dos Deputados. O objetivo é ampliar a conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
O mês escolhido não é por acaso. No último dia 7, a Lei Maria da Penha completou 15 anos de promulgação. Apesar dos avanços na punição aos agressores e na proteção das vítimas, sabemos que apenas leis não bastam para alterar um comportamento. É preciso que a sociedade evolua em direção ao respeito e à igualdade de gêneros.
Por tudo isso, a Fenatibref apoia o Agosto Lilás e convida todos os sindicatos e trabalhadores da categoria a também abraçarem a causa. Nosso apoio vai além do mês de agosto – anualmente participamos do Seminário Nacional Viver Mulher, promovido pela CONTRATUH, nossa confederação. O evento promove palestras e debates para discutir questões fundamentais como feminicídio, assédio moral e sexual, saúde mental, desigualdade salarial e empoderamento feminino.
Faça sua parte. Denuncie ou estimule alguém a denunciar toda forma de violência contra a mulher. Converse com familiares, colegas de trabalho e amigos que ainda agridem mulheres, física ou psicologicamente. Oriente seus filhos para não reproduzirem padrões de comportamento tristemente arraigados na nossa cultura. Vamos acreditar – e agir – para que as histórias de agressão fiquem no passado. Esperamos que o Agosto Lilás seja mais um passo em direção ao Brasil que queremos.