Em 9 de novembro de 1936, foi realizado no Rio de Janeiro o primeiro congresso da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). O evento, considerado fundamental para o processo de profissionalização da hotelaria no país, inspirou a criação do Dia do Hoteleiro, comemorado sempre no dia 9 de novembro.

A data homenageia todos os trabalhadores que prestam serviços para os hóspedes nos hotéis - camareiras, recepcionistas, concierges, gerentes, carregadores etc.

Como federação filiada à Contratuh, estamos ligados ao segmento da hospitalidade e turismo. Por isso, dirigimos nossos parabéns a todos os profissionais que atuam nos hotéis e pousadas, sempre dispostos a atender os turistas com cordialidade e eficiência.

Fica a torcida pela rápida recuperação do setor de hotelaria, responsável por 1,3 milhão de empregos diretos e 675 mil indiretos no Brasil (dados de 2016). Que a volta à normalidade após o forte impacto causado pela pandemia do covid-19 possa fortalecer o turismo nacional, gerando mais empregos e melhorando as condições de vida dos trabalhadores da área.