O evento reuniu os sindicatos filiados à Fenatibref e parceiros, visando a qualificação e atualização do movimento sindical em suas várias dimensões.
Participaram do encontro os membros da diretoria da Fenatibref, representantes dos sindicatos filiados em todo Brasil, representantes do Sistema Confederativo, Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) e Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade, parceiros das áreas de Contabilidade, jurídica e de gestão de benefícios.

Na mesa de abertura o presidente da Fenatibref, Geraldo Gonçalves, acompanhado da vice-presidente, Sergio Carmo, e do diretor secretário geral, Luis de Falco, tiveram as importantes e necessárias presenças do presidente da Nova Central Sindical dos Trabalhadores NCST, Moacir Auersvald, e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (CONTRATUH), Wilson Pereira.

Eles ressaltaram a importância do encontro nacional sob o ponto de vista da qualificação e atualização, bem como possibilidade de interação e compartilhamento sobre gestão estratégica e sustentabilidade. O evento também ressaltou a responsabilidade, o desafio dos representantes do movimento sindical brasileiro para a luta e o necessário e qualificado enfrentamento frente aos ataques sofridos.

É primordial alcançar a eficiência na comunicação, a efetividade das ações e a manutenção do sistema confederativo sindical. As tratativas sobre todo processo que envolve o poder de representatividade, tais como modelos de editais, de convenções coletivas com inserção de benefícios, além da ocupação em espaços institucionais tais como fóruns e conselhos. As excelentes experiências das várias entidades foram marcantes para o fortalecimento e sustentabilidade do sistema confederativo.

O presidente da NCST falou da importância das entidades sindicais e sua representação junto aos trabalhadores, situação atual do movimento sindical e defendeu a Contribuição Assistencial para todo sistema. Destacou, ainda, que os sindicatos devem aprimorar o sentido de pertencimento junto aos trabalhadores para que os mesmos percebam o sindicato como aliado na defesa dos direitos. Reforçou o papel das Centrais como articuladoras junto aos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo. Enfatizou que a composição atual do congresso é extremamente conservadora, o que exige cada vez mais monitoramento, acompanhamento e articulação.

Já o presidente da Contratuh, Wilson Pereira, abordou o histórico Sistema Confederativo Brasileiro, trazendo elementos para reflexão dos participantes como a necessidade de aprimoramento da representação dos sindicatos junto aos trabalhadores, a constatação da precarização da mão de obra devido a relação capital x trabalho, mas também a necessidade de qualificação dos trabalhadores para o mundo do trabalho atual. Destacou ainda os desafios como desemprego, instabilidade, insegurança em relação ao futuro profissional e que a juventude é o segmento mais afetado. Enfatizou a importância da participação dos sindicatos e federações nos conselhos de políticas públicas.

Os advogados Dra. Jessica e Dr. Agilberto discorreram sobre a importância das Convenções Coletivas de Trabalho, o que deve ser contemplado quanto à Contribuição Assistencial e como aprimorar, criar estratégias perante os atos anti-sindicais.

A presidente do Sindicato Patronal, Elaine Souza, palestrou sobre a fundamentação da representação e a necessidade da divulgação dos benefícios que são ofertados a toda categoria. Salientou a importância da participação nos conselhos, destacando o ponto do Orçamento Público que financia as entidades empregadoras, onde trabalham os representados da categoria. Ressaltou, ainda, sobre a necessidade de aprimorar as ações, criar estratégias com planos, metas e objetivos, além do monitoramento para correção de rota diante das mudanças.

Os representantes regionais puderam compartilhar as prósperas experiências e também os desafios locais. Os parceiros presentes contribuíram com as reflexões do encontro e, além disso, foi apresentado e discutido o trabalho de articulação institucional da Fenatibref.

O encerramento foi marcante e registrou as reflexões sobre interação, unidade, coesão e transparência.

O evento foi realizado nos dias 4, 5 e 6 de outubro.