Um dia de festa para todos os mineiros! Neste 12 de dezembro, BH, como é carinhosamente chamada, completa 126 anos. Para celebrar esta data especial, trouxemos um pouco sobre o passado da cidade.


história de BH como capital de Minas Gerais começa junto à Proclamação da República, em 1889, com a descentralização federal. Em 1891, o Presidente do Estado decretou a transferência da capital para um novo local e assim surgia a ideia da construção de uma nova cidade para receber o título, que até então pertencia a Ouro Preto. Em 1893, a sede do governo mudou-se para a região de BH, chamada Cidade de Minas, nomeada capital do estado no mesmo ano.


A capital passou a se chamar-se Belo Horizonte em 1901. As explicações para a origem do nome divergem, já que alguns atribuem à vista das montanhas Alterosas e outros dizem ser relacionada ao governo do Estado, que fez a alteração para a capital ter o mesmo nome de sua unidade federativa. O fato é que a alcunha Belo Horizonte faz jus às paisagens da cidade mineira até hoje.


A Fenatibref se orgulha por ter sua sede em uma cidade de povo hospitaleiro como esta. Parabenizamos todos os belo-horizontinos e reafirmamos nosso compromisso em trabalhar sempre na proteção dos direitos e na busca de mais conquistas para os empregados da categoria em todo país!