No dia 7 de julho, o Sindicato dos Empregados em Instituições Beneficentes, Religiosas e Filantrópicas de Minas Gerais – SINTIBREF-MG, em parceria com a Federação Nacional dos Empregados em Instituições Beneficentes Religiosas e Filantrópicas - FENATIBREF e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade – CONTRATUH, realizaram o "II Seminário Estadual Viver Mulher – Respeito, Dignidade e Igualdade, Não a Violência" na cidade de Uberlândia/MG.

O presidente da CONTRATUH, Sr. Moacyr Roberto Tesch Auersvald, fez a abertura do evento chamando a atenção sobre a importância de levar aos trabalhadores do terceiro setor a reflexão sobre o tema da mulher em várias dimensões, bem como reflexos no mundo do trabalho. A programação contou com palestras abrangentes referente à dinâmica da mulher.

A primeira palestra foi realizada pela Dra. Claudia Costa Guerra (Professora e membro fundadora, da ONG SOS Mulher e Família de Uberlândia) com o tema “Violência contra a mulher - Metendo a colher na Violência de Gênero: Mitos, Poder e Impotência” abordou o tema da violência, trazendo dados do mapa da violência contra a mulher no Brasil, esclarecendo que a violência não tem cor, classe social e na maioria das vezes ocorre dentro da família. Enfatizou que e necessário uma atitude pró ativa da sociedade como um todo nas denúncias das violações.

A Dra. Jane de Fátima Silva Rodrigues (Dra. História Social/USP, integrante do Núcleo de Estudos de Gênero e Pesquisa sobre a Mulher/UFU e Prof. Da Faculdade Pitágoras), com o tema “A mulher no mundo do trabalho” abordou aspectos culturais referente a formação das sociedades patriarcais onde podemos perceber simbolicamente a presença machista. Uma abordagem cultural chamando atenção sobre a construção histórica da sociedade patriarcal e que tem ainda hoje sua reprodução na vida social da mulher em várias dimensões como o mundo do trabalho.

A delegada Rosmany Corrêa (Implantou a primeira Delegacia de Defesa da Mulher e presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina/SP) com o tema “Empoderamento da Mulher” apontou situações vivenciadas quando delegada da primeira delegacia da mulher do Brasil em São Paulo, quando percebia que o violador nem mesmo tinha consciência da violação, tratando como “normal” a violência. Enfatizou também a necessidade da denúncia e aprimoramento das relações interpessoal entre as mulheres. È necessário que as mulheres sejam mais solidárias com as mulheres violadas acolhendo e encaminhando à rede de serviços de atendimento a mulher.     

Já o presidente do SINTIBREF/MG e da FENATIBREF e Secretário Geral da CONTRATUH, Sr. Geraldo Gonçalves de Oliveira Filho (Membro do Conselheiro Nacional de Turismo – Câmara Temática do Turismo Sustentável e Infância), ministrou a palestra com o tema “A diversidade na Adolescência”.  Numa perspectiva de futuro, o palestrante chamou a atenção sobre a importância do cuidado na educação das crianças e adolescentes. Enfatizou a necessidade e importância de um permanente diálogo na família, onde pais e filhos, agregados dialoguem sobre os diversos temas referentes á formação do individuo, família, sociedade abrangendo as dimensões biológica, psicológica, social, espiritual. Segundo o palestrante, cuidar das crianças e adolescentes inserido no núcleo familiar, comunitário, social é fundamental para que no futuro  sejam jovens e adultos formados com princípios e valores que os tornem pessoas que respeitam a diversidade,  combativos a toda forma de descriminação, intolerância  tão presentes na sociedade atual. É contribuir para uma convivência saudável e uma sociedade mais justa e solidária.

O evento contou com a participação de vários parceiros como Escola Aberta do Terceiro Setor, Clube Tangará, PLAM, People, Fases – Faculdade Shalom.

É o SINTIBREF mais uma vez atuando no Caminho do Bem.

Veja as fotos do evento.