“Seminário Tabela de Categorias Sindicais”

Houve dissenso entre centrais sindicais e MTE



O Auditório da CNTI foi reservado para que governo e centrais sindicais cheguem num consenso em relação à construção de uma nova Tabela de Categoria Sindical que venha atender interesses não só do Ministério do Trabalho, mas também dos trabalhadores.

Houve dissenso entre centrais sindicais e MTE


O Auditório da CNTI foi reservado para que governo e centrais sindicais cheguem num consenso em relação à construção de uma nova Tabela de Categoria Sindical que venha atender interesses não só do Ministério do Trabalho, mas também dos trabalhadores.

O Auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria – CNTI foi palco de discussões relativas ao aprimoramento das Tabelas de Atividades Sindicais, econômicas e profissionais, o Quadro a que se refere ao art. 577 da Consolidação das Leis do Trabalho, e da Tabela de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).

Representantes das 6 centrais sindicais (Nova Central, FS, CTB, UGT, CGTB e CUT), todas integrantes do Conselho de Relações do Trabalho – CRT, participaram nesta quarta-feira (12/09), do Seminário que tratou da atualização de uma nova Tabela de Categoria de Atividades Sindicais.

Entre os 14 representantes da Nova Central esteve: Moacyr Roberto Tesch, Secretário-Geral da Nova Central e Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade – Contratuh, que de maneira ativa pôde expor suas ideias, e falar a respeito da atualização proposta pelos representantes do Ministério do Trabalho, enfatizando ser importante partir do quadro referente ao artigo 577, que é a base dos movimentos sindicais, para construir qualquer Tabela de Categoria Sindical, como instrumento de referência.

Esta é uma iniciativa conjunta entre governo, trabalhadores e classe patronal de tornar mais transparente e atualizada a Tabela em questão. “Eu me preocupo muito com estas discussões que são destinadas em fazer uma divisão de grupos para tratar de atualização de Tabela de Categoria Sindical, pois não estamos ainda preparados para definir nada, embora a proposta seja boa é preciso antes discutir com as bases trabalhadoras, e aqui faríamos apenas encaminhamentos para amadurecermos este assunto”, ressaltou Moacyr Tesch.

O objetivo do Seminário é esclarecer e definir um instrumento de referência para análises técnicas do Ministério do Trabalho e Emprego referente ao Registro Sindical e que possa contemplar o interesse dos trabalhadores, não modificando o que já está definido ou estabelecido por lei, garantiu Manoel Messias, Secretário de Relações do Trabalho do MTE.

Após o pronunciamento dos 6 representantes das centrais houve a apresentação do Assessor do Ministério do Trabalho e Emprego, Edmilson Moreira referente as 3 tabelas discutidas. Em seguida Ademir Figueiredo representante do Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicos – Dieese explicou de maneira minuciosa como fazer a classificação e organização das tabelas discutidas, ou que serão estudadas para dar origem a uma nova, e atualizada.

No final do encontro, ficou definido que as atividades iriam ter continuidade nesta quinta-feira (13/09), a partir das 9h, no mesmo local, Auditório da CNTI – W3 norte, para que as centrais fizessem a construção de suas tabelas, com o prazo para entrega ao MTE, até o dia 15 de outubro. Esta é a data limite para formulação das proposições sobre a Tabela de Categoria, a partir daí serão analisados os resultados alcançados, os avanços conseguidos e um estudo pelo Ministério do Trabalho será feito posteriormente as essas discussões para definir o que deve ser produzido.

Fonte: www.ncst.org.br