Com a missão de contribuir para o fortalecimento dos CAS, Comissão de Acompanhamento tem nova composição. A representante da FENATIBREF, Clátia Regina, está nessa composição para defenderos interesses da categoria.

A criação da Comissão de Acompanhamento aos Conselhos de Assistência Social foi uma estratégia de aproximação do Conselho Nacional de Assistência Social com osConselhos de Assistência Social (CAS) dos estados e do DF. Sua missão é contribuir para o fortalecimento dos CAS no cumprimento do exercício do controle social da política pública de assistência social e seu objetivo é acompanhar, monitorar e oferecer subsídios ao colegiado para regulação do funcionamento e atuação dos conselhos na perspectiva da garantia de direitos, tendo em vista o fortalecimento da cidadania e do controle social.

A Comissão de Acompanhamento aos Conselhos de Assistência Social, de natureza permanente e paritária, é composta por quatro conselheiros titulares e quatro suplentes e suas reuniões ordinárias são realizadas mensalmente, no primeiro dia da Reunião Plenária do CNAS.

Para a gestão 2014/2016 a Comissão tem em sua composição as seguintes conselheiras governamentais titulares: Solange Teixeira, da Secretaria Nacional de Renda e Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (SENARC/MDS) e Maria Lúcia Nogueira Linhares Marquim, do Colegiado Nacional dos Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas). Como suplentes governamentais, estão as conselheiras Giovana Quaglia, da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi/MDS) e Margarida Munguba, da Secretaria Extraordinária da Superação da Extrema Pobreza (MDS).

Como titulares da sociedade civil estão as conselheiras Clátia Regina Vieira, da Federação Nacional dos Empregados em Instituições Beneficentes, Religiosas e Filantrópicas (Fenatibref) e Raimunda Nonata Cadó, da Fundação Fé e Alegria do Brasil. São suplentes da sociedade civil a conselheira Aldenora Gomes González, do Instituto Ecovida e o conselheiro Naelson da Silva Ferreira, da Rede Brasileira de Cooperação ao Desenvolvimento.

Sob a coordenação da conselheira Solange Teixeira, a Comissão de Acompanhamento aos Conselhos de Assistência Social tem como principais desafios para esta gestão assegurar que os conselhos cumpram suas funções enquanto instâncias deliberativas do Suas, estabelecer diretrizes para modernização da estrutura organizacional dos CAS, potencializar a relação dos CAS entre si, com outros Conselhos Setoriais de Políticas e de Defesa de Direitos, as Comissões Intergestores e os Poderes Constituídos. A comissão é apoiada pela Coordenação Técnica, que tem à frente a servidora Celda Maria Chaves de Souza.

Fonte: CNAS