A CONTRATUH iniciou, nesta quarta-feira (03/04), mais uma etapa do Workshop de Qualificação Sindical na região Sul, sendo realizado na cidade de Florianópolis - SC. O evento será realizado até 05/04, no Ingleses Praia Hotel. O objetivo do workshop é dar continuidade à qualificação do dirigente sindical com temas prioritários para a Copa de 2014 e Olimpíadas.
Na ocasião, o presidente da Confederação, Moacyr Roberto Tesch Auersvald, observou ser enorme a satisfação desta Confederação em receber a todos, pois este evento foi preparado com todo carinho a atenção, oportunidade em que, agradeceu a presença de todos os diretores que acompanham a realização de todos os eventos.

Ainda durante a abertura do workshop, Moacyr Roberto ressaltou a iniciativa da CONTRATUH de encaminhar oficio à Presidência da República solicitando a instalação de negociação nacional para o segmento “turismo e hospitalidade”. A solicitação foi atendida, originando discussões em relação à contratação dos profissionais para copa do mundo. O objetivo é de assegurar melhores condições de trabalho, salário digno, segurança, qualificação, combate a exploração sexual, com a participação de todas as centrais sindicais.
“Participei, juntamente com o diretor Wilson, de reuniões com o SENAC para discutir sobre a qualificação profissional, onde foi fechado um acordo, no qual, o SENAC se comprometeu a oferecer um maior número de cursos gratuitos, com sua devida divulgação”, informou o presidente da Confederação.

O presidente da Federação dos Empregados em Turismo e Hospitalidade do Estado de Santa Catarina e Conselheiro Fiscal Efetivo da Confederação, Sr Henrique Bublitz, deu as boas vindas e agradeceu a presença de todos.
Após a palestra sobre “Copa do Mundo e seu legado”, ministrada por Caetana Franarin, o diretor Secretário Geral da CONTRATUH e presidente da FENATIBREF, Geraldo Gonçalves de Oliveira Filho, fez uma breve reflexão a respeito da Copa. “Infelizmente o governo procurou as pessoas erradas no que se diz respeito à evolução do Profissional”.
O presidente da Federação dos Empregados no Comercio Hoteleiro e Similares do Rio Grande do Sul e Conselheiro Efetivo desta entidade, Agapito Lopes Pereira, agradeceu a oportunidade de estar presente. Além disso, ressaltou a importância do evento para aproximar os dirigentes sindicais aos trabalhadores.



Dando prosseguimento as atividades do Workshop Região SUL no dia 04/04 no período da manhã o Palestrante Geraldo Gonçalves de Oliveira Filho também presidente da FENATIBREF e Secretário Geral da CONTRATUH ministrou a palestra “Gestão Sindical com Responsabilidade Social” , dentre os diversos itens discutidos durante a palestra vale ressaltar a Excelência na Gestão Sindical, Empreendedorismo, Administração Coorporativa, Distribuição dos Trabalhadores no Grupo Turismo e Hospitalidade e Gestão Estratégica.

No período da Tarde o Palestrante e também Tesoureiro Geral da CONTRATUH, Sr Wilson Pereira ministrou sua palestra a cerca do tema Negociação Coletiva com Orientações Juridicas , onde se discutiu a respeito dos princípios da liberdade sindical, Trabalho no Brasil, Direito Coletivo de Trabalho, Data Base e encerrando as atividades do dia discutiu-se a cerca de diversas negociações com leitura de atas e demais documentos frutos de negociações.


Encerrando o evento o Tesoureiro Geral, Sr Wilson Pereira, o Secretario Geral, Sr. Geraldo Gonçalves de Oliveira Filho e o Sr. Henrique Bublitz, Presidente da FETRATUH-SC e Conselheiro Fiscal da CONTRATUH, agradeceram a presença de todos e desejaram um ótimo retorno.
O próximo Workshop a ser realizado será o da região NORTE, na cidade de Belém , no período de 24 a 26 de abril. As inscrições estarão abertas até 17/04.