A Fenatibref

FUNDAÇÃO

Fundada em 20 de dezembro de 2003 em assembleia realizada em Brasília/DF, a FENATIBREF  é fruto da caminhada de militantes em instituições sociais e sindicais em busca da representação legítima dos empregados de instituições beneficentes, religiosas e filantrópicas.

Esses trabalhadores são entendidos como os empregados em associações, congregações, irmandades, creches, centros de recuperação, ONGs (organizações não governamentais), OSCIPs (organizações da sociedade civil de interesse público), asilos, casas lares, instituições que atendem crianças e adolescentes e beneficiários da Assistência Social.

 

PERSPECTIVA

As entidades sindicais devem ultrapassar as questões trabalhistas e se envolver também na luta pelo exercício dos direitos, como educação social e científica, saúde, habitação, cultura e lazer, buscando também uma relação saudável com o meio ambiente para os representados e para a sociedade. 

Os benefícios devem ser entendidos não como simples ajuda ao representado, mas como uma importante ferramenta para que ele possa ter acesso às condições citadas acima. 

 

OBJETIVOS

Organizar a categoria a partir da representação sindical específica do segmento, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

Garantir e promover os direitos trabalhistas e cíveis a partir de seus representados.

Fortalecer a categoria profissional representada, capacitando e qualificando este forte braço do 3° Setor.

Enfatizar o trabalho em rede, contribuindo para o crescimento e o fortalecimento das instituições e dos empregados representados.

Trabalhamos de forma competente e eficaz para direcionarmos o interesse público para um conceito de políticas públicas e ações voltadas para a participação em prol do desenvolvimento sustentável, buscando a cidadania através de parcerias e co-gestões.

 

SINDICATO CIDADÃO

Dentro da lógica do Sindicato Cidadão, a FENATIBREF vem conquistando espaços institucionais, indo além da representação dos empregados. É comprometida com diversos fóruns e conselhos nas esferas municipal, estadual e nacional.

Participamos de forma construtiva nos planos, programas e projetos relacionados às políticas públicas, acompanhando a realização das ações e observando o comprometimento das instituições organizadas da sociedade civíl. Dessa forma, a FENATIBREF atua como parceira do Poder Público para o cumprimento da cidadania e das políticas sociais básicas.

 

COMPROMISSO COM O FUTURO

A FENATIBREF se empenha em dar maior capacidade de organização aos empregados para construir um promissor mercado de trabalho para as futuras gerações. Dessa forma, contribuímos para o crescimento e o avanço da nossa categoria.

Deixando de lado o individualismo de nosso tempo, trabalhamos na construção de atividades para intervenção social sobre o orçamento e o monitoramento dos gastos públicos, cooperando para uma justa distribuição da riqueza do país e consequentemente diminuindo a desigualdade e a exclusão social.

 

NOSSA MISSÃO

Defender, garantir e promover direitos trabalhistas e conquistar benefícios para nossos representados.

 

ESPAÇOS ONDE ATUAMOS

Fórum Nacional dos Trabalhadores do SUAS - FNTSUAS - Representante titular dos trabalhadores, Gestão 2020/2022

Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - CONANDA, Gestão 2017/2018, membro suplente

Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS, Gestão 2018/2020, membro titular